Quem Somos
O Grupo de Teatro Ribalta teve origem num grupo de teatro composto por trabalhadores da Fábrica da Vista Alegre, cuja primeira atuação ocorreu em 1826. Porém, o seu nascimento aconteceu somente a 5 de abril de 1988 e em 1992, tornou-se autónomo e com estatutos próprios.
Este grupo de teatro amador conta, atualmente, com 40 elementos entre os 15 e os 80 anos, mas antes deles um grupo de jovens talentosos deu início a uma caminhada que levaria os seus membros a pisar inúmeros palcos e a encenar diversas peças de teatro. Mas não só de palcos nacionais reza a história deste grupo, que já atuou para a comunidade portuguesa em Oyonnax, França, e em Bruxelas.
Desde a sua fundação, o Ribalta tem estado inserido em eventos muito importantes, como foram os casos das “Jornadas Culturais Ilhavenses” ou dos festivais de teatro, como os de Ovar, de Aveiro e de Algés. Aliás, o 1.º Festival de Teatro de Ílhavo foi uma iniciativa do Grupo com o apoio da Câmara Municipal de Ílhavo (CMI).
Do currículo do grupo teatral fazem parte diversas peças, nomeadamente “Cama, mesa e roupa lavada”, “O diabo atrás da porta”, “Duas gerações”, “Um médico muito original”, “Os mentirosos”, “Saias abaixo”, “O que é que a baiana tem”, “As duas gatas”, “O bar do Tavares”, “Um namoro engraçado”, “A herança do tio Januário”, “O francês das notas”, “Só para inglês ver”, “Doidos com juízo”, “O retrato”, “O fim na última página”, “A ordem é ressonar”, “A birra do morto”, “Matrimónio dos mortos vivos”, “Modelo de virgem” e ”Aqui há fantasmas”. Em 2015, participou no Festival de Teatro da CMI no Centro Cultural de Ílhavo, com a peça “Doidos com Juízo”, lotando aquela sala de espetáculos (500 pessoas), e em janeiro de 2016 levou à cena a obra de Senos da Fonseca, “Filinto, o poeta amargurado”, com uma assistência de 470 pessoas. Em maio participou no Festival de Teatro da CMI no renovado Teatro da Vista Alegre. Em dia da Nª Srª Penha de França, estreia "Portugal à beira mar plantado", uma revista à portuguesa. Apresentada durante quatro semanas e todas as seções esgotadas. Para o público mais jovem, o Ribalta apresentou as peças “A loja do mestre André”, “O Capuchinho Vermelho”, “A história da Carochinha”, “Circo fantasia”, “Um dia com o Joãozinho”, “O pasteleiro guloso” e “ Alice no país das maravilhas”.A fim de estimular a relação do teatro com este público e o gosto pela arte teatral nas crianças e jovens, o Grupo de Teatro Ribalta iniciou, em 2014, o projeto Oficina de Teatro Infantil com a parceria da Junta de Freguesia S. Salvador e em Setembro de 2015 criou a Escola de Teatro Ribalta, para crianças entre os 6 e 18 anos. Até ao momento a escola conta com a participação de 34 crianças.